Afinal, o que é inflação? Ela é sempre um sinal ruim para a economia?

Gráfico Azul E Amarelo No Monitor Do Mercado De Ações

A inflação é uma velha conhecida dos brasileiros. Mas, exatamente, o que é inflação? Ela é sempre um sinal ruim para a economia?

O que é?

Saiba Mais

Confira!

De forma resumida, a inflação indica o aumento generalizado ou contínuo dos preços de uma série de categorias de bens e serviços importantes do nosso dia a dia, como por exemplo de aluguel, alimentação, vestuário, salários etc.

O indicador oficial de inflação no Brasil é o IPCA (Índice de Preços para o Consumidor Amplo) que é calculado mensalmente pelo IBGE. Até o momento, estima-se que o IPCA suba 4,60% neste ano.

Na prática, a inflação faz com que seu dinheiro perca valor, já que ele não acompanha as altas nos preços.

Ou seja:

A inflação é o motivo pelo qual o seu poder de compra diminui em alguns momentos. Se a inflação em determinado mês for de 0,5%, isso significa que o aumento médio dos preços dessas categorias no período também foi de 0,5%.

OBS: Esse aumento nos preços não é uniforme – dentro de cada categoria alguns itens podem sofrer aumentos maiores e outros, nenhum.

Quais são as principais causas da inflação no curto prazo?

As principais causas da inflação no curto prazo são:

– Aumento na demanda: é o caso em que o poder aquisitivo da população sobe em disparidade com a capacidade que a economia tem de oferecer os bens e serviços demandados. Em outras palavras, quando a demanda supera a oferta.

– Aumento nos custos: é o caso em que os materiais necessários para a produção de bens e serviços ficam mais caros, e os custos de produção são repassados ao consumidor. Dois dos exemplos mais comuns são a alta no preço da energia elétrica e a dos combustíveis.

E no longo prazo?

As principais causas da inflação no longo prazo são:

Emissão de papel-moeda: Quando os gastos do governo são maiores do que os arrecadamentos, por exemplo, pode ser necessário “imprimir” mais dinheiro – ou seja, emitir mais moeda – para pagar as contas. Essa emissão faz com que o volume de dinheiro seja maior que a oferta de produtos e serviços. Consequentemente, os preços sobem.

– Diminuir a Taxa Selic (taxa básica de juros brasileira): Quando o governo diminui a Selic, no geral, os empréstimos junto às instituições financeiras ficam mais baratos. Essa é uma forma de estimular o consumo e a produção. No longo prazo, isso gera um aumento de demanda e pode acarretar no aumento da inflação.

A inflação é sempre ruim?

Não. A inflação, quando controlada, é um sinal de que a economia está aquecida e crescendo de forma saudável: por isso é preciso ter inflação.

O Brasil, inclusive, tem uma meta anual de inflação para dar segurança para a economia. Essa é uma forma de garantir que a economia brasileira continue em crescimento e os preços, controlados!

Bruno Polippo
Gestor do Núcleo Empresarial

Compartilhe este post com os seus amigos!

A regulamentação da IA (inteligência artificial)

julho 15th, 2021|Comentários desativados em A regulamentação da IA (inteligência artificial)

Entenda a importância de regulamentar a utilização, disseminação e aplicações da IA frente a sociedade “As pessoas mais erradas quanto a IA são as mais inteligentes, pois essas não imaginam que um computador [...]

Você já ouviu falar em due diligence imobiliária?

julho 13th, 2021|Comentários desativados em Você já ouviu falar em due diligence imobiliária?

Deseja investir na Construção Civil? Veja o que fazer para não ser pego de surpresa! Esse post é destinado para aqueles que pretendem investir na Construção Civil! Sabemos que a área, apesar de [...]

Lei estadual de SC que flexibilizava a exploração de mineral típico da construção civil é declarada inconstitucional

julho 8th, 2021|Comentários desativados em Lei estadual de SC que flexibilizava a exploração de mineral típico da construção civil é declarada inconstitucional

O STF declarou inconstitucionais dispositivos do Código Estadual do Meio Ambiente de Santa Catarina que flexibilizavam o licenciamento ambiental para atividades de mineração a céu aberto No dia 26 de abril de 2021 [...]

Regularidade Fiscal – Por que mantê-la é tão importante?

junho 28th, 2021|Comentários desativados em Regularidade Fiscal – Por que mantê-la é tão importante?

Como recuperar a regularidade fiscal para a sua empresa? Não é novidade que pagar tributos no Brasil é uma tarefa complexa e extremamente onerosa. Junte a isso uma boa dose de divergências de [...]

Como funciona a Lei Geral de Proteção de Dados nas Relações de Trabalho?

junho 17th, 2021|Comentários desativados em Como funciona a Lei Geral de Proteção de Dados nas Relações de Trabalho?

A proteção de dados nas relações de trabalho É prática comum nos departamentos de Recursos Humanos das empresas, compartilhar informações pessoais de seus empregados com outras instituições como bancos, operadoras de planos de saúde, seguradoras, [...]

Conheça a trajetória do Maurício Gobbi!

maio 28th, 2021|Comentários desativados em Conheça a trajetória do Maurício Gobbi!

Maurício Gobbi é o Coordenador do Núcleo de Direito Aduaneiro e Comércio Exterior da HSR Maurício Gobbi é o Coordenador do Núcleo de Direito Aduaneiro e Comércio Exterior da HSR e uma grande [...]

Voltar

Contato

Telefone:
(47) 3026-3737
(47) 99984-1208
E-mail: contato@hsr.adv.br

Whatsapp

Redes Sociais

ESCRITÓRIO ÁGORA MOB

Rua Dona Francisca, nº 8300 – Bloco Ágora MOB, Sala 101, Distrito Industrial

ESCRITÓRIO JOINVILLE/SC

Rua Dr. João Colin, 662 – Centro

2021-04-22T10:40:23-03:00
Ir ao Topo