Mudanças Previdenciárias: Dicas de quarentena.

Com esse isolamento social e as medidas decretadas para o fechamento do comércio e dos órgãos públicos, nossos clientes idosos, deficientes ou doentes têm todo tipo de dúvidas sobre como agir. Vamos dar algumas dicas.

 

DICA 1 – SAQUES DE BENEFÍCIOS

É muito comum que os clientes mais idosos saquem suas aposentadorias nos bancos, mas com o risco de contaminação pelo Corona Vírus essa atitude pode ser um pouco perigosa. 

O que acha de efetuarem suas compras com seu cartão na forma de débito? Assim não precisará ir ao banco para fazer o seu saque. Caso prefira fazer o saque, faça em terminais eletrônicos 24 horas, uma vez que não tem aglomerações em períodos de pagamento, sendo um método mais seguro, lembrando sempre de higienizar as mãos após o seu uso. Vá ao banco somente em caso de extrema urgência, porém verifique antes se a agência está funcionando para não se deslocar desnecessariamente.

 

DICA 2 – PROVA DE VIDA E DECLARAÇÃO DE CÁRCERE

Quanto à PROVA DE VIDA, esta estará suspensa por 120 dias, não precisando ir a uma agência do INSS ou ao banco caso esteja na época que você normalmente faz a demonstração, pois o seu benefício não será suspenso. Essa suspensão também serve para a DECLARAÇÃO DE CÁRCERE, fique tranquilo, você permanecerá recebendo por todo este período.

 

DICA 3 – REQUERIMENTO DE AUXÍLIO DOENÇA E DE OUTROS BENEFÍCIOS

Se você estiver acometido por uma doença e precisar de um benefício previdenciário, como o AUXÍLIO DOENÇA, enquanto durar a quarentena na sua cidade, o requerimento não será feito de forma presencial. Para solicitar o benefício ligue para a CENTRAL DO 135, ou ainda acesse o aplicativo MEU INSS em seu celular, também sendo possível requerer pelo site do INSS na internet

Após o requerimento feito, aguarde o recebimento da CARTA DE EXIGÊNCIA, que vai indicar todos os documentos necessários para a solicitação do benefício, sendo necessário juntar a documentação médica para comprovar a doença. 

Enquanto durar o isolamento, o auxílio doença poderá ser concedido sem a perícia presencial, que será feita à distância.

IMPORTANTE: O processo administrativo corre normalmente e o envio da documentação deverá ser feita através do MEU INSS, pelo aplicativo de celular ou pela internet. Se você não tem como acessar, ou não sabe como fazer, peça ajuda para um familiar de confiança.

 

DICA 4 – AGENDAMENTOS DE REABILITAÇÃO PROFISSIONAL E SERVIÇO SOCIAL

Quanto aos agendamentos de reabilitação profissional e serviço social, ambos estão suspensos, portanto os serviços que estavam eventualmente marcados antes da quarentena deverão ser reagendados, mas somente após o retorno normal das atividades da Previdência Social. Nem tente fazer isso agora!

 

DICA 5 – EMPRÉSTIMO CONSIGNADO E CARTÃO DE CRÉDITO CONSIGNADO

Novidade! O limite máximo para a taxa de juros dos empréstimos consignados foi reduzido, passando para 1,80% ao mês e para as operações com cartão de crédito consignado o teto caiu para 2,70% ao mês. Também foi ampliado o número de parcelas de 72 para 84 meses, facilitando o pagamento.

Contato

Telefone:
(47) 3026-3737
(47) 99984-1208
E-mail: contato@hsr.adv.br

Redes Sociais

ESCRITÓRIO JOINVILLE/SC

Rua Dr. João Colin, 662 – Centro

ESCRITÓRIO SALVADOR/BA

Avenida Tancredo Neves, 2539 – CEO Salvador Shopping Torre Londres, salas 1213/1214 – Caminho das Árvores

ESCRITÓRIO VITÓRIA/ES

Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, 955 – Edf. Global Tower, sala 619 – Enseada do Suá

ESCRITÓRIO SANTOS/SP

Rua Oswaldo Cochrane, 240 – Unidade 41 – Embare